de 2011
  

Estudantes Secundaristas da América Latina e do Caribe definem ações conjuntas

Clique AQUÍ para ver mais fotos do evento


Final do 12º Coneg da UBES também aprovou data e local para realização do 38º Congresso da entidade.


O último dia do 12º Coneg da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e do 1º Encontro Latino Americano e Caribenho dos Estudantes Secundaristas, que aconteceram entre os dias 4 e 6 de setembro no Rio de Janeiro, foi marcado pela definição de uma agenda comum entre os países do continente.



A Resolução Internacional do Encontro, assinada pelas entidades participantes, apontou a realização de uma Jornada de Lutas dos Estudantes Latino Americanos e Caribenhos, em defesa de bandeiras comuns, entre elas por uma educação pública, gratuita e de qualidade. "O continente, que vive um momento favorável, agora irá se mobilizar com uma plataforma unificada", afirmou o presidente da UBES, Ismael Cardoso.


O documento aponta ainda a realização do 2º Encontro Latino Americano e Caribenho dos Estudantes Secundaristas, na Nicarágua, durante o 16º Congresso da OCLAE (Organização Continental Latino Americana de Estudantes), em julho de 2010.


Um ato em defesa da cultura também fez parte da agenda de debates do domingo, com a presença da secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali; do representante do Minc no RJ, Adair Rocha; de MC Leonardo, da Associação dos Profissionais do Funk; do coordenador geral do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE), Alexandre Santini; e do presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Augusto Chagas.


Com um relato emocionante sobre a sua trajetória e história de vida, MC Leonardo arrancou aplausos esfuziantes dos mais de 700 estudantes que lotavam o Teatro Odylo Costa Filho, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Após falar sobre sua luta pelo reconhecimento do funk como movimento cultural do Rio, ele cantou versos de uma música de sua autoria que exprime bastante a realidade dos que apreciam o estilo musical.


A cultura como espaço central na definição de políticas públicas do Brasil e o reconhecimento da diversidade cultural brasileira foram os principais pontos levantados entre os debatedores. Jandira Feghali afirmou que o fato de a cultura estar incluída no rateio dos recursos do pré-sal é demonstração de que ela é a expressão artística da sociedade brasileira e, portanto, merece ser valorizada.


Já o representante do Minc, ressaltou a importância dos Pontos de Cultura e do Cultura Viva, iniciativas do movimento estudantil (UBES e UNE), como imprescindíveis mecanismos de inclusão social e disseminação da cultura brasileira. Enquanto Augusto Chagas reforçou a necessidade de garantir a Meia Entrada para os estudantes, por entender que o acesso à cultura e ao lazer é fundamental para a formação da juventude.


Congresso da UBES acontece em dezembro


O 12º Coneg chegou ao fim com a aprovação do regimento do 38º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), que será realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro. Os estudantes aprovaram ainda uma carta denominada Carta dos Estudantes - Monteiro Lobato, "escritor e nacionalista, símbolo da luta em defesa do Petróleo na mão dos brasileiros".



Na carta, os estudantes convocam o 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, "para alçar vôo em homenagem a tantos personagens que ao longo da história procuraram construir o Brasil, assim como Monteiro Lobato, que acreditava num país que entenda que todo investimento em educação não é gasto e sim garantia de um país mais justo e soberano."

1 comentários:

UJS Sertânia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

UJS Sertânia-PE © 2008 Template by:
Pedro Filho