de 2011
  

68ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados

O governador Eduardo Campos abriu, neste domingo (08), a 68ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, que vai até o próximo domingo (15), ressaltando a importância do evento para a valorização da agropecuária pernambucana e da região. Ele também destacou que a mostra é uma excelente oportunidade para a população da Região Metropolitana do Recife interagir com o campo. “Muitos vieram do interior e podem relembrar suas raízes e matar a saudade do contato com o mundo rural”, disse.

Na ocasião, o governador Eduardo Campo assinou Projeto de Lei que vai permitir a 60 mil produtores rurais pernambucanos inadimplentes com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltar a participar dessa linha de financiamento. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira reforçou destacou a importância do Projeto de Lei para agricultura familiar que responde por 80% do alimento que chega à mesa da população. “Em um evento como a Exposição Nordestina, é que podemos ver a força do campo representada por criadores e expositores de todo o país mostrando os avanços para se produzir mais e com melhor qualidade”, frisou Ferreira.

O presidente da Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), Manassés Rodrigues, ressaltou que Exposição Nordestina, uma das maiores do país, sintetiza o tamanho da pecuária pernambucana e do Nordeste que responde por 15% do rebanho bovino brasileiro e 10% da produção nacional de leite. “É um evento estratégico para mostrar o crescimento do setor, as potencialidades, promover troca de experiências e divulgar os esforços para o crescimento da pecuária”, avaliou Rodrigues.

A expectativa da ACP é que a mostra receba 400 mil visitantes e que sejam movimentados nos oito dias do evento cerca de R$ 30 milhões com a venda de animais, leilões, venda de máquinas e equipamentos agrícolas e comércio nos setores de alimentação e entretenimento. Nesse período são gerados quase três mil empregos diretos.

Cerca de 600 expositores estão com seus produtos no Parque de Exposições. A Exposição Nordestina reúne organizações púbicas e privadas – UFRPE, Sebrae, Faepe, Adagro, IPA Assembléia Legislativa – que promovem cursos, palestras e debates com temas voltados para o setor. A entrada ao público custa R$ 3,00.

Estiveram presentes na solenidade de abertura os secretários de Educação, Danilo Cabral, o secretário de Articulação Regional João Paulo e de Turismo, Silvio Costa. Os deputados Emanoel Bringel, Nadegy Queiroz, delegado regional do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Cavalcanti, do superintendente do Banco do Brasil, Neirim Duarte, além de vereadores, representantes do Senar, Sebrae, IPA, entre órgãos.

0 comentários:

Postar um comentário

UJS Sertânia-PE © 2008 Template by:
Pedro Filho